segunda-feira, 18 de março de 2013

As Cruzadas. A Expansão Cristã e o reestabelecimento das relações econômicas com o Oriente.


A partir do século IV, para os cristãos, Jerusalém e os lugares santos da Palestina passaram a ser valorizados. A peregrinação a esses locais permitia a purificação dos pecados e a salvação.
Sob o governo árabe os chamados ‘’povos do livro’’(judeus e cristãos) eram bem recebidos em Jerusalém. Mas em 1078 a cidade foi tomada por outro povo mulçumano, hostil ao cristãos. A partir do século XI, com a afirmação do Ocidente cristão, a ideia de combater os mulçumanos e, em particular, de ‘’libertar’’ os lugares santos, foi assimilada a peregrinação santificando a ideia da guerra, que passou a ser denominada de “guerra santa”. Tal ideologia de reconquistar Jerusalém do domínio mulçumano impulsionou as Cruzadas que para os cristãos em uma guerra liderada pela nobreza feudal do Ocidente. O papa Urbano II convocou príncipes e cavaleiros de toda a Europa para libertar a Palestina. Mesmo após a primeira cruzada houve a retomada da cidade pelos mulçumanos, ocorrendo assim nesse período oito cruzadas oficiais. O espírito de cruzada viveu até o século XIII, quando perdeu força sem, no entanto, desaparecer na mentalidade cristã.
Abaixo podemos observar o mapa das primeiras quatro cruzadas, entre 1095 e 1204:

Mapa das Primeiras Cruzadas
Durante séculos, mulçumanos, cristãos bizantinos e ocidentais viveram uma relação pacífica. Em 1095 o papa Urbano II pretendia trocar a ajuda aos bizantinos pela retomada do controle sobre a igreja do Oriente. A convocação do papa teve grande sucesso. Abaixo temos um trecho desse apelo transcrito por Foucher Chartes, que foi testemunha dos fatos e os registrou em História de Jerusalém, escrita no inicio do século XII:
Oh, filhos de Deus! Depois de ter prometido a Deus manter a paz em vossos domínios e ajudar fielmente a igreja a conservar seus direitos[...] ireis ainda poder receber vossa recompensa aplicando vossa retidão a um assunto que interessa a Deus e a vós mesmos.[...] Na verdade, como maioria de vós bem sabe, os turcos, povo vindo da Pérsia, invadiram seu território. Avançaram até o mar Mediterrâneo e mais exatamente até o que se chama de o braço São Jorge. Na terra da România (o império Bizantino) prosseguem continuamente em detrimento das terras dos cristãos, após tê-los vencido por sete vezes guerreando contra eles. Muitos tombaram sob seus golpes, muitos foram reduzidos a escravos. Esses turcos destroem as igrejas. Eles pilham o reino de Deus.[...] Então vos exorto e vos suplico – e não sou eu quem vos exorta é o próprio senhor – a vós, arautos do Cristo, a persuadir a todos, que seja a classe da sociedade.[...] Que partam então ao combate os infiéis, que lutem agora, por uma boa causa contra os bárbaros, aqueles que se batiam contra seus irmãos e seus parentes![...] Aqui, estavam tristes e pobres; lá serão felizes e ricos. Aqui eram inimigos do senhor; lá, serão seus amigos!’’

Como resultado, alguns meses depois do pedido de Urbano II dois grandes exércitos foram formados. Começava a Primeira Cruzada. Esta Cruzada foi caracterizada por importantes mudanças, fruto da crise do sistema feudal. As cruzadas são vistas como uma "válvula de escape" para a crise provocada pela marginalização socioeconômica. Milhares de europeus marcharam em direção à "Terra Santa" obedecendo ao chamado da Igreja Católica, mas ao mesmo tempo, movidos pelo interesse na possibilidade de saque ou de conquista de terras.
O primeiro grupo em 1096 partiu do Ocidente, era formado por pessoas do povo e ficou conhecida como Cruzada Popular, por conta disso foram massacrados pelos turcos.
O segundo grupo era formado por nobres cavaleiros bem armados, conhecido como Cruzada dos Nobres. Aproveitando a desunião das forças mulçumanas, os cavaleiros reconquistaram os territórios bizantinos. Mesmo com os territórios devolvidos ao Império Bizantino não ocorreu a esperada submissão da Igreja Oriental ao papa.
O terceiro grupo ficou conhecido como Cruzada dos Reis, como era uma época de crise feudal alguns reis participaram do evento pretendendo aumentar o poder.
A quarta cruzada também conhecida como “Cruzada Bandida”, logo a expedição mais importante, por ter sido responsável pela reabertura do Mar Mediterrâneo. Esse movimento ficou conhecido como a primeira Cruzada Marítima, financiada pelos mercadores de Veneza que passaram a monopolizar o comércio com Constantinopla.
Os cruzados continuaram a guerra na Síria e na Palestina, em 1099 Jerusalém foi conquistada pelos cruzados.
Os comandantes da primeira cruzada levaram o feudalismo para o Oriente. Implantaram estados vassalos e distribuíram terras entre os cavaleiros. Contudo, os cruzados cometeram atrocidades no Oriente, a notícia dos massacres horrorizou o Islã. Entre os mulçumanos, os ocidentais passaram a ser vistos como bárbaros sanguinários. Com isso, os cruzados não conseguiram evitar a consequente perda dos territórios conquistados. Jerusalém foi reconquistada em 1187. O último Estado cristão no Oriente foi conquistado pelos mulçumanos em 1291.
O plano dos papas de unir cristãos ocidentais e bizantinos também fracassou. O imperador bizantino considerou-se o suserano dos Estados cristãos do Oriente, mas os cruzados não aceitaram se submeter a ele. As cidades como Veneza e Gênova desejavam destruir o poderio comercial bizantino. Genoveses e venezianos lucraram com a quarta cruzada, pois seus navios transportavam os cruzados e mantimentos, cobrando um preço alto. O dinheiro ganho nas Cruzadas transformou essas cidades em potência marítimas, que competiam diretamente com Constantinopla. Como os cruzados atacaram o Império Bizantino saqueando a cidade cristã Constantinopla em vez de combater os mulçumanos, a união entre Oriente e Ocidente se tornou impossível.
A imagem abaixo apresenta um modelo de como eram organizadas as Cruzadas. 

 
APROFUNDANDO OS ESTUDOS: QUESTÕES DE VESTIBULAR.

1) (FUVEST) Com relação às Cruzadas, é correto afirmar que:
a) representam, em última instância, a crise do sistema feudal;
b) a Primeira Cruzada foi convocada por Inocêncio III;
c) a Terceira Cruzada conquistou a cidade de Jerusalém;
d) a Quarta Cruzada foi conduzida por Ricardo Coração de Leão;
e) Dandolo, doge de Veneza, fez um acordo com o sultão Saladino durante a Sexta Cruzada.

2) (MAUÁ) Questão discursiva: Relacione entre si a Igreja, as Cruzadas e a cavalaria medieval.

3) (CV) A crise do sistema feudal pode ser explicada:
a) a partir do desenvolvimento comercial, que gerou a economia monetária e desintegrou a economia natural;
b) a partir da contradição do próprio sistema feudal, cujas relações de trabalho eram incompatíveis com a ampliação do mercado de trabalho;
c) pelo desenvolvimento da economia de mercado capitalista, que liquidou a economia de consumo feudal;
d) pelo surgimento das cidades e a consequente atração dos servos para os núcleos urbanos, despovoando o campo;
e) por causa de centralização do poder político, que liquidou o poder senhorial.

Resolução:
1) Letra A
2) A cavalaria medieval constituía um conjunto de práticas e atitudes, formando um verdadeiro código de conduta que os nobres deveriam cumprir. As regras da cavalaria forma inspiradas pela Igreja com o fito de amenizar a violência da época e, durante a crise do feudalismo e a marginalização social dela resultante, contribuíram para canalizar a nobreza européia para as Cruzadas.
3) Letra B

BIBLIOGRAFIA:
Livro de História Ser Protagonista, Volume Único, Editora SM, 2010.
Livro de História Pelos Caminhos da História, Volume Único, Editora Positivo.
Sites de pesquisa:
http://www.historianet.com.br
http://www.coladaweb.com/exercicios-resolvidos/exercicios-resolvidos-de-historia/a-baixa-idade-media-cruzadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário