sexta-feira, 19 de abril de 2013

A Revolução Russa de 1917

Bandeira da Revolução erguida por um revolucionário. A foice e o martelo os e camponeses na conquista do Estado.

A RÚSSIA ANTES DA REVOLUÇÃO:
A Rússia na época da monarquia era considerada o país mais extenso da Europa, mas que tinha um império economicamente atrasado que era governado pelo Czar, conhecido como Nicolau II. A economia russa era essencialmente agrícola e a maioria de sua população composta por camponeses, por pobres e os sem-terra. E além dessas duras condições de vida, os russos enfrentaram uma derrota militar.
Em 1905, a Rússia perdeu a guerra com os japoneses, e a derrota e a miséria da população russa refletiram a incapacidade e corrupção que reinava no império. Por conta disso, o governo enfrentou manifestações populares como guerras e motins onde morreram milhares de pessoas.
As ideias socialistas que se espalhavam pela Europa chegaram na Rússia e trouxeram uma nova ideologia frente a classe dos operários surgida após uma rápida tentativa de industrialização no país.
A participação da Rússia na 1° Guerra Mundial foi um fracasso, visto que o país estava totalmente despreparado em meio à crise política, econômica e a falta de desenvolvimento bélico. E como resultado, a Rússia somou uma série de desastres militares que somados a situação dos operários mal pagos, de camponeses miseráveis, e do colapso da economia gerou uma grande revolta na população civil.
Em março de 1917, as greves e as revoltas receberam o apoio de tropas do exército que obrigaram a Czar a abdicar.

A REVOLUÇÃO:
O novo regime político da Rússia convocou uma Assembleia Constituinte, chefiada por Kerensky que deu direito de voto a toda população, mas o governo provisório fracassou e foi se tornando impopular, por causa da insistência da Rússia em continuar a guerra contra a Alemanha e a falta de solução para os problemas econômicos, sociais e políticos da Rússia. Para derrubar a monarquia, aliaram-se burgueses, camponeses, operários e a nobreza liberal.
Nessa época, os operários estavam organizados nas grandes cidades e queriam uma revolução que significasse uma ruptura política e social que ganhasse uma nova ordem na Rússia. Uma das formas de organização dos operários e soldados era os sovietes, um conselho de livre participação e difusão de ideias revolucionárias. A maioria dos sovietes pertencia ao partido social democrático conhecido como Bolchevique, liderado por Lênin, que significava maioria e incluía a maior parte da população russa, e defendia propostas radicais como a ditadura do proletariado. A minoria era conhecida como Menchevique, nome dado a outro partido que incluía a burguesia liberal e era liderado por Kerensky.
Baseado nas ideias de Karl Marx, Lênin defendia o fim da guerra da Rússia com a Alemanha, a distribuição de terras para os camponeses e o fortalecimento dos sovietes, além do fim da propriedade privada e nacionalização dos bancos e indústrias.
Em outubro de 1917, a guarda vermelha criada para ser o braço armado dos Bolcheviques ajudou o movimento a derrubar o governo de Kerensky. Lênin assumiu o poder e tomou medidas radicais para a implantação do comunismo na Rússia. Em seu governo, Lênin confiscou as terras da aristocracia e da igreja, aboliu a propriedade privada dos meios de produções como terras, minas e fábricas e colocou o comércio exterior e o sistema financeiro sobre controle do Estado.
Em março de 1918 o governo russo assinou paz com a Alemanha, perdendo a Polônia, Finlândia, os países Bálticos e a Ucrânia, e em seguida iniciou-se uma guerra civil no país.
Os monarquistas, a burguesia e os setores derrotados pelos Bolcheviques combateram o novo governo de Lênin. Estes ficaram conhecidos como os brancos, que enfrentaram os partidários do governo comunista chamados de vermelhos. Os brancos possuíam o apoio da burguesia, dos mencheviques, dos países capitalistas preocupados com a repercussão da revolução comunista (Inglaterra, França e Japão).
A vitória dos revolucionários russos representou o surgimento do primeiro Estado Socialista baseado nas doutrinas de Marx e Lênin.

Vitória dos vermelhos (Bolcheviques).

No campo, os médios proprietários foram acusados de trair a revolução e executados. A divisão de terras e a formação de cooperativas (kolcoses) não aliviou a fome que atingia parte da população. Ao assumir o Estado, Lênin enfrentou uma forte crise econômica e com isso acabou criando a NEP - Nova Política Econômica, que consistia em uma série de reformas de caráter capitalista e modernizador com o objetivo de acabar com o que ainda restava da economia feudal na Rússia. Ao final Lênin pretendia utilizar os lucros capitalistas para o investimento no Estado Socialista cunhando a expressão: “um passo para o capitalismo, dois para o socialismo”.
Em 1922, foi criada a URSS (União de República Socialista e Soviética).
Além de Lênin, o partido comunista tinha dois outros líderes disputando o poder (Trotsky e Stalin).Trotsky acreditava que a revolução comunista só seria sustentável se ela se tornasse internacional, enquanto Stalin defendia o fechamento da revolução no plano nacional para fortalecer o desenvolvimento interno, o que chamava de “socialismo em um só país”. Stalin venceu a disputa e assumiu o governo após a morte de Lênin em 1924.
Em 1929 Stalin subiu ao poder optando pela nacionalização da economia. Os kolcoses, que eram propriedades coletivas de produção, onde parte desta produzida pelos camponeses iria para o Estado, passou a ser um dos recursos capitalizados pelo governo para o investimento também na indústria pesada.
Em 1933, foram criados por Stalin os Planos Quinquenais para o investimento na indústria pesada, onde o Estado planejava e direcionava aos setores político, social, e econômico para o crescimento industrial e autonomia econômica.
O governo de Stalin foi marcado pela tortura, perseguição aos bolcheviques e criação dos campos de concentração, uma ditadura onde a sociedade não possuía direitos, participação política ou liberdade de expressão.
Assim, iniciou-se o socialismo na URSS.

Texto escrito por Carol

APROFUNDANDO OS ESTUDOS: QUESTÕES DE VESTIBULAR.

O Partido Socialista era composto de duas correntes com diferentes ideias a respeito de como os operários tomariam o poder da Rússia: Os bolcheviques e os mencheviques. A partir desta informação podemos afirmar que:

I- Os bolcheviques achavam que se deveria formar um partido capaz do organizar a classe operária e instaurar a ditadura do proletariado através da luta armada.
II- Os mencheviques acreditavam que deveria formar um grande partido de massas, incluindo a burguesia, e participar das atividades políticas.
III- Lênin era o líder dos mencheviques e Kerensky dos bolcheviques.
IV- Bolchevique significa maioria e Menchevique significa minoria.
V- Os mencheviques conseguiram impor suas ideias e conduziram a Revolução Russa.

Após analisar as proposições acima assinale a alternativa correta:

a) Apenas a alternativa I é correta.
b) Apenas a alternativa II é correta.
c) Apenas a alternativa III é correta.
d) As alternativas I e III estão corretas.
e) As alternativas I, II e IV estão corretas.

GABARITO – Letra E.

Site de pesquisa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário