sábado, 22 de junho de 2013

O iluminismo (XVIII)


O Iluminismo foi um processo longo do qual as transformações culturais iniciadas no Renascimento prosseguiram e se estenderam pelo século XVII e século XVIII, este movimento intelectual que surgiu na Europa, defendia o uso da razão (racionalismo) para compreensão das relações sociais, econômicas e políticas, afastando-se do modo de pensar medieval centralizado em ideais teocentristas, o que também viabilizou o desenvolvimento da ciência.
O Iluminismo promoveu mudanças políticas, econômicas e sociais baseadas nos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade solidificados nas revoluções burguesas do século XVIII. Tais ideais solidificaram-se através da democracia, do liberalismo econômico, da liberdade de culto e pensamento e da igualdade de direitos. As críticas dos iluministas ao Antigo Regime eram em vários aspectos como: o mercantilismo, o absolutismo monárquico, o poder da igreja e as verdades reveladas pela fé, os privilégios feudais, a hereditariedade da propriedade, etc. Em oposição a os ideais tradicionais os iluministas ditaram os rumos das revoluções burguesas através da defesa da liberdade econômica sem a intervenção do Estado na economia, do direito de compra e venda da propriedade privada, do Estado respaldado no contrato social, entre outras ideias que motivaram novas formas de pensar o mundo.

Alguns dos principais pensadores iluministas foram:

Montesquieu (1689-1755) – Defendia a divisão de poderes em executivo, legislativo e judiciário. Sua obra principal foi “O espírito das leis”. 
Voltaire (1694-1778) – Critico da religião e da Monarquia, Voltaire não aceitava a união entre a Igreja e o Estado prevista no modelo absolutista. Sua principal obra foi “Cartas Inglesas”.Diderot (1713-1784) e D’Alembert (1717-1783) - Escreveram juntos a primeira enciclopédia.
Rousseau (1712-1778) – o Filósofo que inspirou a Revolução francesa, sobretudo a bandeira dos jacobinos através da defesa da democracia como forma de superação das desigualdades sociais e garantia da participação política para todos. Sua principal obra foi “Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens”.

Os Déspotas Esclarecidos

Com o avanço dos ideais iluministas alguns monarcas absolutistas buscaram maneiras para impedir o avanço das revoluções burguesas através da realização de reformas sociais e econômicas a fim de modernizar seus países sem abrir mão do poder. Estes monarcas ficaram conhecidos como déspotas esclarecidos.
Os déspotas esclarecidos foram reis que aderiram as idéias iluministas, criando uma legislação favorável ao comércio e à produção manufatureira com o objetivo de fortalecer a burguesia e ao mesmo tempo manter-se no poder. Outras medidas giravam em torno da criação de escolas laicas (não religiosas), da assinatura de decretos pela liberdade de culto afim de reduzir os privilégios do clero católico.Essas reformas duraram, normalmente, apenas o período correspondente ao governo de cada um dos monarcas, sendo anuladas pelos seus sucessores.



Os principais déspotas esclarecidos:

Frederico II, rei da Prússia (1712-1786): desenvolveu a agricultura, aboliu a tortura nos interrogatórios, fundou escolas e organizou um grande exército expandindo seus domínios sobre territórios que antes pertenciam à Áustria e à Polônia.
Catarina II, czarina da Rússia (1762-1796): criou escolas, hospitais e esforçou-se por introduzir as idéias dos filósofos franceses em seu país.
Jose II, imperador da Áustria (1780-1790): reduziu o poder da Igreja, confiscando muitas terras. Libertou servos, aboliu as obrigações feudais e organizou o exército.
Marquês de Pombal (1699-1782): ministro do rei Dom Jose I de Portugal, Pombal expulsou os jesuítas do Brasil, reformando o sistema de ensino retirando as escolas do controle das ordens religiosas. incentivou o comércio e as manufaturas e fortaleceu o poder real na colônia. 
Conde de Arandas (1719-1798): ministro do rei Carlos III da Espanha, incentivou o desenvolvimento econômico do país e executou reformas administrativas que fortaleceram o poder real.

Texto escrito por Mariana Alecrim

VÍDEO AULA: 
https://www.youtube.com/watch?v=brwEnPKC6a0

APROFUNDANDO OS ESTUDOS: QUESTÕES DE VESTIBULAR.


1)(Fuvest) Sobre o chamado despotismo esclarecido é correto afirmar que



a) foi um fenômeno comum a todas as monarquias européias, tendo por característica a utilização dos princípios do Iluminismo.
b) foram os déspotas esclarecidos os responsáveis pela sustentação e difusão das ideias iluministas elaboradas pelos filósofos da época.


c) foi uma tentativa bem intencionada, embora fracassada, das monarquias europeias reformarem estruturalmente seus Estados.
d) foram os burgueses europeus que convenceram os reis a adotarem o programa de modernização proposto pelos filósofos iluministas.
e) foi uma tentativa, mais ou menos bem sucedida, de algumas monarquias reformarem, sem alterá-las, as estruturas vigentes.

GABARITO: [E]

2)(UFPR 2010) A respeito do iluminismo, movimento filosófico que se difundiu pela Europa ao longo do século XVIII, considere as seguintes afirmativas:



1) Muitos filósofos franceses, entre eles Montesquieu, Voltaire e Diderot, foram leitores, admiradores e divulgadores da filosofia política produzida pelos ingleses, como John Locke com sua crítica ao absolutismo.
2) Quanto à organização do Estado, os filósofos iluministas não eram contra a monarquia, mas contra as ideias de que o poder monárquico fora constituído pelo direito divino e de que ele não poderia ser submetido a nenhum freio.
3) A descoberta da perspectiva e a valorização de temas religiosos marcaram as expressões artísticas durante o iluminismo.
4) Em Portugal, o pensamento iluminista recebeu grande impulso das descobertas marítimas.

Assinale a alternativa correta.


a) Somente as afirmativa 1 é verdadeira.
b) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras
d) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
e) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.

GABARITO [B]

3) (Mackenzie) Sobre o iluminismo, é correto afirmar que:

a) defendia a doutrina de que a soberania do Estado absolutista garantiria os direitos individuais e eliminaria os resquícios feudais ainda existentes.b) propunha a criação de monopólios estatais e a manutenção da balança de comércio favorável, para assegurar o direito de propriedade.
c) criticava o mercantilismo, a limitação ao direito à propriedade privada, o absolutismo e a desigualdade de direitos e deveres entre os indivíduos.
d) acreditava na prática do entesouramento como meio adequado para eliminar as desigualdades sociais e garantir as liberdades individuais.
e) consistia na defesa da igualdade de direitos e liberdades individuais, proporcionada pela influência da Igreja Católica sobre a sociedade, através da educação.

GABARITO [C]

4)(Ufv) O século XVIII é conhecido como o "século das luzes". Durante aquele período, as realizações no campo da filosofia, das letras e da ciência alimentavam esperanças de que a razão humana pudesse remodelar as instituições sociais e políticas, eliminando as injustiças e as superstições. Por DESPOTISMO ILUSTRADO entende-se:

a) o novo conjunto de ideias filosóficas, políticas e sociais que emergem durante os séculos XVII e XVIII como crítica ao Estado absoluto.


b) um estilo de governo, em voga entre os "reis filósofos" do século XVIII, que pretendia reformar "pelo alto" as instituições consideradas antiquadas.
c) o mesmo que liberalismo, defendendo a ampliação dos direitos civis e liberdades políticas dos cidadãos.
d) a eliminação, na filosofia e na ciência, de toda explicação ou argumento de fundo religioso, mágico ou metafísico.
e) as formas de governo características de países do Oriente como a Pérsia, a Índia e a China

GABARITO [B]

SITES DE PESQUISA:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Iluminismo
http://www.historiamais.com/iluminismo.htm
http://evanesloko.no.comunidades.net/index.php?pagina=1444550949

Nenhum comentário:

Postar um comentário